Não existe uma escolha igual para todas as pessoas e não existe o "ideal", contudo, existem opções que podemos considerar mais "beginner friendly" como é o caso dos vibradores bullet já que são bastante discretos, simples na utilização e de fácil manuseamento. Estes vibradores, pela sua forma e tamanho, podem até assemelhar-se a um simples batom, sendo bastante versáteis para, inclusivamente, poder levá-lo consigo para onde for!
Dra. Ana Paulino
Em primeiro lugar, é importante sabermos o motivo pelo qual não está a existir uma lubrificação suficiente. Poderá ter a ver com questões físicas (hormonais, toma de medicação, tratamentos médicos, etc.) ou emocionais (depressividade, ansiedade..). Por outro lado, pode ainda estar a existir um insuficiente investimento na fase de excitação sexual, ou seja, estar a existir pouco tempo de estimulação ou a estimulação inadequada. Avaliar esta questão é fundamental antes de recorrer a qualquer lubrificante. No caso de teres que escolher um lubrificante, assegura-te que é a melhor escolha para ti, mediante as tuas necessidades e especificidades como por exemplo, se terá que ser compatível com preservativo ou não ou se tens algum tipo de sensibilidade ou alergias. Os lubrificantes á base de água são óptimas opções porque são bem tolerados e compatíveis com relações sexuais com ou sem preservativo. O KY da DUREX ou o BioGlide são opções que recomendo!
Dra. Ana Paulino
A prática do sexo anal ainda é um tabu para muitas pessoas, contudo, é uma prática sexual que pode ser tão segura, prazerosa e completa quanto qualquer outra. Para iniciantes, é importante conheceres bem o teu corpo nessa zona e perceberes primeiro se as sensações nessa zona são ou não agradáveis e prazerosas (podes, por exemplo, pedir ao teu parceiro para estimular a zona do anus com o dedo, a língua ou um sextoy na zona externa e na entrada anal). Outra questão muito importante na prática anal é a necessidade de usar lubrificante porque o anus, ao contrário da vagina, não possui lubrificação natural. Um lubrificante á base de água é uma boa opção, devendo ser usada uma quantidade generosa (do tamanho de uma noz por exemplo) colocada na zona externa e com cuidado na zona interna aquando de uma possível penetração. Antes de existir uma penetração peniana, poderás começar com a inserção de um dedo ou de um sextoy mais pequeno, ou até de um plug anal de tamanho S. Muitas pessoas ficam receosas devido á higiene da zona anal e se devem ou não efetuar lavagem interna prévia ao sexo anal. Esta lavagem não tem necessariamente que existir para uma prática de sexo anal, contudo, se te fizer sentido e for mais confortável para ti, podes higienizar através de um clister ou realizar lavagem externa apenas. A ideia de que o sexo anal é sujo também é um mito! Não tem que ser...! Por fim, lembra-te que, apesar de excluirmos a possibilidade de gravidez, existem várias DST's que podes contrair através desta prática, por isso protege-te com preservativo ou dentalDam.
Dra. Ana Paulino
Neste caso, deixo-te algumas questões para reflexão: Porque sentes que vais ser julgada? O que tens receio que diga? Confias no teu parceiro? Quebrarmos barreiras em relação á nossa sexualidade nem sempre é fácil. É legítimo sentirmos alguns medos, ansiedades ou constrangimentos. Contudo, uma conversa honesta, tranquila e leve sobre o tema entre os dois pode ajudar a desbloquear esses medos. É importante que o teu parceiro conheça as tuas preferencias sexuais e tu as dele!
Dra. Ana Paulino
Neste caso, será importante pensares quais são os teus limites e quais deles devem ser respeitados. Relembro-te que a sexualidade deve ser vivida de forma livre, consentida e segura. Se existir espaço a alguma negociação, poderão "encontrar-se a meio caminho" nas soluções possíveis como por exemplo, usar o sextoy apenas em algumas práticas ou o parceiro usar primeiro apenas no corpo dele e não usar no teu ou ainda negociarem a possibilidade de tentarem/experimentarem e perceberes se essa vergonha é ultrapassável de forma saudável para ti ou não. Podem sempre investir ou tentar outras alternativas eróticas além dos sextoys!
Dra. Ana Paulino